A estratégia omnichannel de cobrança permite com que você aborde o cliente inadimplente por diferentes canais de comunicação, lembrando ele de cumprir com a dívida adquirida.
Dentro dessa estratégia, é possível incluir os seguintes canais de comunicação, por exemplo: email, whatsapp, SMS, telefone, chat, entre outros. E a melhor parte é que se você tiver um software de cobrança, é possível automatizar e programar as mais diversas abordagens que preferir
Dessa forma, é possível construir um excelente relacionamento com o cliente, otimizando o atendimento ao consumidor e reduzindo a inadimplência da sua empresa.
Agora que você já sabe o que é a estratégia omnichannel de cobrança, leia este artigo até o final e entenda como usá-la.
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1 | Reduzir a inadimplência
Vamos começar falando do que interessa, quanto você adota a estratégia omnichannel de cobrança ajuda a diminuir a inadimplência da sua empresa. Mas por que isto acontece?
Bom, isto acontece porque esta estratégia possibilita com que as cobranças sejam realizadas em horários programados, que podem até serem selecionados pelo próprio devedor, evitando aquelas abordagens inconvenientes.
Outro ponto importante, é a privacidade e praticidade do inadimplente ao quitar a dívida, pois ele pode fazê-la de forma remota e prática.
2 | Privacidade na hora de negociar
Falando em privacidade, isso é algo essencial para qualquer consumidor, ainda mais quando falamos sobre um assunto que poderá constrangê-lo: a dívida.
Quando você faz essa cobrança em diversos canais de forma automatizada, deixa o devedor muito mais confortável para quitar suas dívidas. Gerando assim, uma relação mais profissional entre ambas as partes e garantindo mais eficiência em suas abordagens.
Um exemplo muito bom de como essa questão da privacidade acontece na estratégia omnichannel de cobrança:
O inadimplente recebe a cobrança por meio do seu Whatsapp, podendo conversar com a empresa neste canal. Nesta abordagem o devedor começa a negociar com a empresa, solicita o link de pagamento e quita sua dívida. Tudo isso com a maior discrição possível.
3 | Relacionamento profissional com clientes
Quando se aplica a estratégia omnichannel em seus processos de cobrança, começa-se a construir relacionamentos mais profissionais com seus clientes. Ou seja, sem aquele amadorismo que infelizmente é encontrado na maioria das abordagens de cobrança.
Inclusive, por meio dessa estratégia é possível identificar quais são os canais que cada perfil de cliente prefere se relacionar, estreitando ainda mais a relação e construindo fidelização.
E a partir dessa fidelização, é possível entrar em assuntos mais “espinhosos” como as dívidas do cliente de maneira mais fácil. Além de facilitar a negociação de dívidas que costumam ser uma grande preocupação nas empresas.
4 | Diminuição no atraso de pagamentos
Por fim, essa estratégia tem muito valor como uma abordagem preventiva da dívida de um consumidor. Sendo assim, ela é essencial para prevenir aquele tipo de cliente desorganizado que já citamos em um artigo por aqui.
Se estiver com o sistema de cobrança certo poderá programar lembretes de pagamento automatizados aos seus clientes. Lembrando aqueles que geralmente esquecem de quitar sua dívida na correria do dia a dia.
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