Se você é um empresário, com certeza já teve ou terá que lidar com os clientes inadimplentes. Porém, com o tempo de experiência que temos na área de cobrança, conseguimos observar certos padrões nos devedores.
Isso é muito importante, pois quando você consegue identificar o perfil dos clientes devedores, é possível criar estratégias de abordagens mais eficientes para cada um.
Leia este artigo até o final e conheça os principais 4 tipos de clientes inadimplentes que geralmente encontramos por aí.
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1 | Desorganizado
De todos os tipos de clientes inadimplentes que vamos trazer ao longo deste artigo, esse é o menos problemático. Afinal, não estamos lidando com um cliente que não possui condições financeiras para pagar suas dívidas.
Este tipo de cliente geralmente atrasa os pagamentos simplesmente por falta de organização e por não fazer um planejamento eficaz do seu orçamento.
Sendo assim, na grande maioria das vezes, ele apenas realiza o pagamento de suas dívidas quando recebe uma cobrança. Então para fazer com que ele pague seus débitos, basta lembrá-lo do valor devido.
Geralmente esse tipo de cliente acaba pagando as dívidas com rapidez e sem muitas dificuldades.
2 | Ocasional
Este tipo de cliente busca deixar as contas em dia, porém por algum motivo pontual, acaba se tornando um devedor. Nesse caso você terá um pouco mais de dificuldade, porém com a abordagem correta é possível fazer uma cobrança efetiva.
Quando falamos sobre abordagem correta, é porque o cliente devedor ocasional se sente injustiçado durante as cobranças, pois ele não está agindo de má-fé.
Durante a abordagem, sempre busque ter empatia e entender o porquê de ele não conseguir realizar os pagamentos no prazo, além de oferecer mais opções para que ele pague suas dívidas.
3 | Negligente
Estamos chegando nos dois tipos mais difíceis de lidar. O tipo de cliente devedor Negligente geralmente não possui nenhum planejamento financeiro e muitas das vezes acaba gastando bem mais do que realmente recebe.
Sendo assim, ele é tratado como um perfil de risco nas operações de compra, afinal é muito possível que ele mantenha essa dívida por tempo indeterminado.
No caso deste tipo de cliente inadimplente, a abordagem deve ser objetiva e firme, buscando fazer uma análise de crédito profunda e com o máximo de detalhes possível.
Outro ponto interessante de se fazer durante a abordagem é deixar claro quais serão as sanções aplicadas caso ele não faça o pagamento.
4 | Mau pagador
Este é, definitivamente, o mais difícil de lidar entre todos os 4 tipos de clientes inadimplentes que identificamos. O tipo de cliente “Mau Pagador” não se preocupa em ser cobrado, muito menos de possuir pendências em seu nome.
Dessa forma, conseguir criar um acordo com este perfil de cliente é sempre complexo. Por isso, ao fazer a abordagem, busque ser bastante incisivo e claro, para que não deixe espaço para dúvidas.
Explique todos os riscos que este cliente está correndo e quais serão as implicações legais que ele sofrerá caso não seja realizado o pagamento. Busque dar ênfase, por exemplo, na possibilidade de encaminhamento judicial.
Nesse ponto já não é mais tão importante buscar ter um relacionamento com o cliente, apenas conseguir recuperar o valor devido pelo “Mau Pagador”. Afinal, nenhuma empresa quer continuar se relacionando com um consumidor que apenas traz problemas e dor de cabeça.
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