A princípio, é preciso entender que a inadimplência é algo que toda empresa terá que lidar durante sua existência, por isso que um bom gestor sabe a importância de diminuir os impactos desse problema e ainda manter a jornada do cliente o mais agradável possível.
A única forma de lidar com isso de maneira assertiva é desenvolver uma gestão de cobrança eficaz. Porém como fazer isso? O que é preciso fazer para desenvolver uma estratégia qualificada?
Essas e outras perguntas vamos responder ao longo deste artigo, então continue a leitura e entena como tornar a sua gestão de cobrança mais assertiva.
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O que é gestão de cobrança?
Primeiramente, você precisa entender que gestão de cobrança é o nome que damos a todo processo desenvolvido para que um negócio avalie a situação do pagamento das dívidas dos seus clientes.
O objetivo com ela é fazer com que as empresas entendam quais estratégias operacionais e de comunicação que precisam ser produzidas para reduzir o número de inadimplentes.
Qual o segredo de uma boa gestão de cobrança?
É importante ter muito cuidado ao definir como será feita a cobrança aos clientes, pois se uma abordagem errada for utilizada, poderá afastar não só os clientes inadimplentes como também os bons pagadores. Tem que ser um processo saudável para todos: clientes e empresa.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você desenvolver a sua gestão de cobrança mais humanizada e assertiva:
🟢 Respeite o cliente: A sua abordagem deve ser sempre respeitosa e objetiva, assim a relação com os clientes não será abalada. Sempre fique de olho no desempenho das abordagens e busque corrigir possíveis problemas.
🟢 Crie abordagens diferentes: Para a sua cobrança ser mais assertiva é necessário criar diferentes tipos de abordagens dependendo do perfil do cliente e em que momento ele está. O segredo para isso é desenvolver uma régua de cobrança, assim você poderá ter uma comunicação mais inteligente com o cliente.
🟢 Fale com o cliente antes do vencimento: Quando a conta de um cliente estiver prestes a vencer mande uma mensagem por email ou notificação do celular. Tome muito cuidado para essa conversa se manter num tom de lembrete, ele ainda não é um devedor.
🟢 Conceda benefícios para bons pagadores: Pensar na gestão de cobrança não significa criar estratégias apenas para inadimplentes, mas também em como fidelizar os clientes e garantir que os pagamentos sejam feitos no prazo correto. Brindes e desconto geralmente são uma boa saída.
Como a Virtúa pode ajudar na sua gestão de cobrança?
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