Quais são os principais tipos de cobrança? Entenda como evitar inadimplências

Mulher pagando boleto por QR CODE

Nenhuma empresa pode ter um número muito alto de inadimplência, pois isso pode comprometer a saúde financeira do negócio, arriscando até a própria existência da companhia.

Por isso, é muito importante desenvolver estratégias eficientes para conseguir chegar até esses devedores com os canais de comunicação e abordagens corretas. Continue lendo este artigo e entenda quais são os principais tipos de cobrança que existem e qual o mais adequado para sua empresa.

Veja mais:

A importância do perfil socioeconômico do cliente na hora da negociação

Entenda como tornar a sua gestão de cobrança mais assertiva

A importância da recuperação de crédito

1. Ligação Telefônica

Atualmente, muitas pessoas estão evitando as ligações justamente pela maioria delas serem sobre automática ou de cobranças. Porém, ela ainda oferece algumas vantagens como a possibilidade de conversar diretamente com o devedor e negociar livremente a melhor forma de resolver a pendência.

Sendo assim, dependendo do perfil do cliente, este pode ser um ótimo tipo de cobrança para colocar na sua estratégia.

2. Terceirização

Também vemos muito hoje em dia a terceirização das cobranças, assim as empresas conseguem otimizar tempo encarregando os contatos para uma equipe externa fazer as abordagens.

Apesar disso realmente ajudar a lidar com um grande volume de inadimplência, ela sofre com a dificuldade na personalização do atendimento, visto que não é a própria empresa credora que está realizando a cobrança.

3. Correspondência

As correspondências (cartas) são bastante conhecidas também, apesar de ultimamente estarem sendo substituídas por cobranças eletrônicas, ainda podem ser boas opções por chegarem diretamente na residência ou escritório do cliente.

Além disso, muitas empresas ainda utilizam esse meio por ser bastante tradicional e conseguir penetrar em públicos que possuem dificuldade a lidar com o ambiente digital

4. E-mail

Ele é prático, simples e possibilita uma abordagem muito mais pessoal. Ele só não é perfeito, por conta da dificuldade de ter uma boa taxa de abertura. Ainda mais quando entendemos que o risco de um e-mail cair em spam ou ser ignorado ainda é grande.

O ideal para você que queira usar esse tipo de cobrança é sempre juntar ele com outros recursos, fazendo assim diminuir o risco de inadimplência.

5. Lembretes (SMS/App)

O SMS e notificações pelo aplicativo são os tipos de cobrança perfeitos para lembrar o cliente que a data do vencimento de prazos para pagamento está chegando, reduzindo assim a inadimplência por puro esquecimento ou falta de planejamento do consumidor.

Esse tipo de cobrança é preventiva e acredite, ela funciona muito e ajuda demais a evitar a inadimplência nas empresas.

Juntando todos os tipos de cobrança em um lugar só

Nós da Virtúa produzimos softwares sob medida para auxiliar no processo de cobranças do seu negócio, oferecendo soluções personalizadas para cada cliente. Ou seja, podemos disponibilizar os tipos de cobrança que couber melhor na sua estratégia de gestão de cobrança.

Conheça um pouco mais sobre nós clicando aqui e entre em contato conosco para juntos desenvolvermos um software que comporta os tipos de cobrança que seu negócio precisa.