Percebemos que os processos de Cobrança e Recuperação de Crédito geralmente são confundidos, muito por conta de parecerem sinônimos. Porém, é importante reforçar que esses processos são fundamentalmente diferentes.
Ambas cumprem a função de lidar com a inadimplência, um dos maiores pesados dos empresários, porém cada uma deve ser usada estrategicamente para conseguir reaver os valores devidos
Leia este artigo até o final e entenda qual a diferença entre a Cobrança e Recuperação de Crédito, compreendendo como elas podem ajudar seu negócio.
Veja mais:
Entenda como tornar a sua gestão de cobrança mais assertiva
A importância da recuperação de crédito
Quais são os principais tipos de cobrança? Entenda como evitar inadimplências
O que é a Cobrança?
A primeira coisa que precisamos entender sobre a Cobrança é que o principal objetivo dela é receber um certo valor do consumidor. Ou seja, nesse caso cobrar ou renegociar a dívida pode ser um pouco mais complicado.
Geralmente, ela é realizada em casos de dívidas mais recentes e que ainda não foram parar em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, por exemplo.
Quando se vai realizar uma Cobrança, é muito importante que se ofereça opções interessantes para o devedor fazer a regularização da dívida.
Outra fator singular da Cobrança é que ela pode acabar indo para o judiciário, porém isso só ocorre em situações em que não foi possível fazer uma negociação amigável.
O que é a Recuperação de Crédito?
Para conceituarmos o que é Recuperação de Crédito, precisamos denotar a sua principal diferença com a operação de Cobrança. Enquanto o objetivo da Cobrança é conseguir todo o valor devido, a Recuperação de Crédito não busca liquidar a dívida.
Isto acontece, pois ela é voltada para pessoas físicas ou jurídicas que já estão cadastradas negativamente nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, pessoas que já perderam direito ao crédito em instituições financeiras.
O objetivo durante uma operação de Recuperação de Crédito é ajudar o devedor a conseguir quitar suas dívidas, que muitas vezes já estão até prescritas.
Com isso, é possível fazer com que essa pessoa que não poderia mais participar ativamente de atividades que demandam a necessidade de crédito, regularize sua situação e volte a ter mais opções.
Outro ponto de diferença é que a Recuperação de Crédito, pode envolver mais de uma instituição durante a negociação e, por isso, demanda uma abordagem mais elaborada.
Dessa forma, o consumidor consegue ter mais clareza de quais serão seus benefícios ao liquidar suas dívidas e voltar a ter os benefícios de ter acesso ao crédito.
Como a Virtúa pode ajudar na sua gestão de cobrança e recuperação de crédito?
Se você leu até aqui, está preocupado com a cobrança e recuperação de crédito da sua empresa e buscando alternativas de como deixá-la mais eficiente. Não se preocupe, estamos aqui para lhe ajudar.Nós produzimos softwares sob medida para ajudar a diminuir a inadimplência no seu negócio, auxiliar na gestão da empresa e ainda economizar tempo nos processos.
Conheça um pouco mais sobre nós clicando aqui e entre em contato conosco para juntos desenvolvermos a gestão de cobrança do seu negócio.