Você sabe melhor do que ninguém que lidar com a inadimplência dos clientes é uma rotina diária, já que sempre existirão os inadimplentes. Porém, é possível se preparar para essa situação criando uma régua de cobrançapara te auxiliar.
O que é uma régua de cobrança e como ela pode te ajudar?
Ela é uma sequência de contatos planejados com clientes inadimplentes ou que estão prestes a fazer parte da lista de devedores, com o objetivo de receber as dívidas. Ela deve ser uma comunicação consistente e planejada, podendo ser realizada pelos mais diversos canais.
Como montar uma régua de cobrança?
Para facilitar ainda mais o trabalho da sua equipe de cobrança, concentrando tudo em um lugar só, nosso software também possui integração com vários discadores automáticos. Assim, é possível aumentar a produtividade e taxa de conversão, diminuindo custos
Formas de pagamento
O primeiro passo é identificar todas as formas de pagamento que a sua empresa oferece, já que será necessário criar uma régua de cobrança para cada uma delas.
Canais de cobrança
Quais são os canais que os seus clientes preferem se comunicar? Entender isso é crucial para montar a sua régua de cobrança e ter maior efetividade em sua cobrança.
Melhores momentos para a cobrança
Por fim, identifique quais são os melhores momentos para cobrar o seu cliente e os melhores canais para esse contato. Nós recomendamos os seguintes momentos e canais:
📞 Primeiro contato por ligação lembrando da dívida;
📱 2 dias depois envie um SMS reforçando o pagamento e abrindo para uma possível negociação;
📞 3 depois da mensagem por SMS faça outro contato por ligação;
📧 5 dias depois da segunda ligação envie um e-mail, reforçando o pagamento da dívida;
📞 Por fim, espere mais 2 dias e faça uma ligação, retomando a negociação e efetivando o pagamento da dívida.