05 dicas para diminuir a inadimplência dos seus clientes

No ano de 2021, o total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões, ou seja, de acordo com dados da Serasa Experian, isso representa quase 30% da população do país. Um dos principais motivos disso para as empresas é que o não pagamento pode comprometer a saúde financeira. Sendo assim, é necessário diminuir ao máximo o número de consumidores em débito com o seu empreendimento.

Mas, afinal, como diminuir tais inadimplências na prática? Como alcançar esse cenário? Abaixo, iremos apresentar 05 maneiras eficientes para o seu negócio conquistar a redução de inadimplência de clientes. 

1. Procure conhecer melhor os seus clientes

Claramente, imprevistos financeiros podem acontecer com todo mundo. Porém, em muitos casos de inadimplência acontecem, infelizmente, por puro e simples esquecimento e, nesses casos, os atrasos são cada vez mais comuns.

Sendo assim, o primeiro passo para diminuir a inadimplência dos seus clientes é conhecê-los. Dessa forma, terá a segurança de que terão registros de todos os pagamentos anteriores do cliente, podendo verificar rapidamente quantas vezes atrasou ou foi inadimplente. A partir daí, você consegue tomar medidas mais rígidas e certeiras para garantir que os fregueses regularmente inadimplentes mudem sua atitude.

As negociações de pagamento com eles, por exemplo, tendem a ser mais severas. Ou seja, se sua empresa costuma oferecer determinado desconto para clientes regularizarem prestações em atraso ou por acaso dá a possibilidade de parcelamento da dívida, de forma alguma ofereça a mesma oportunidade para quem está inadimplente com frequência.

 

2. Entre em contato com seus clientes inadimplentes com URGÊNCIA

Assim como mencionado anteriormente, muitos atrasos ocorrem devido ao esquecimento por parte do cliente. Por isso, você deve agir para lembrá-lo sobre a dívida com a sua empresa. Porém, imediatamente, não faça uma abordagem agressiva. O certo a se fazer é enviar um e-mail ou mensagem lembrando-o da dívida em aberto e quando foi a data de vencimento. Após isso, peça para que entre em contato com sua equipe de atendimento para que possa realizar o pagamento da melhor forma. 

Dessa forma, o cliente terá consciência de que você está ciente da dívida e está disposto a conversar para que seja possível arranjar uma solução para ambos os lados.

3. Facilite ao máximo o pagamento das dívidas

Acredite, quanto mais fácil e prático for para o seu cliente quitar a dívida dentro do prazo de pagamento, menor será a ocorrência da inadimplência. Não dificulte a vida de ninguém e não atrase o momento do pagamento. Para tanto, procure implementar a maior quantidade de formas de pagamento possíveis.

Além do cartão de crédito e débito, existem outras formas muito comuns de pagamento e uma das queridas dos clientes é o boleto bancário. Fácil e prático de pagar, caso você não saiba, o boleto é uma mão na roda para diminuir a inadimplência e ainda possibilite que o próprio cliente possa emitir uma segunda via do boleto em caso de atrasos, melhorando ainda mais sua saída para dívidas.

4. Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Todos já sabem que construir um bom relacionamento com seus clientes é essencial em diversos pontos. Mas, em especial, evita que eles percam a percepção de valor que têm da empresa e ainda estimula a retenção.

Isso pode ser realizado por meio de contatos frequentes, marcar presença na vida do cliente e mostrar-se útil e disponível. Ou seja, é mais uma forma de contribuir para a redução da inadimplência.

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